Historia do Município de Ananindeua


Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará. Localizado na Grande Belém, é o segundo município mais populoso do Pará, e o terceiro da Amazônia. Sua população é estimada em 505.512 habitantes.

O nome Ananindeua é de origem tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém.

Teve seu maior incremento populacional a partir da construção da BR-010 (Belém-Brasília)na década de 1960, na qual as industrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia.

Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de âmbito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COHAB), foi uma espécie de ordenamento da periferia. A área foi adquirido aos poucos, pertencia em sua maioria a japoneses e nordestinos, que possuíam hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foram inaugurandos as Cidades Novas I a IX.

Depois foi inaugurado o conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjunto PAAR (Pará, Amapá, Amazonas e Roraima), no entanto, em sua fase final foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjunto habitacional.

As margens desse processo, surgiram as áreas de invasões espontâneas, localizadas principalmente próximas aos conjuntos habitacionais. hoje a área continental de Ananindeua concentra mais de 90% da população do município.

A área insular de Ananindeua, fica ao norte do município, sendo composta por 9 ilhas, são elas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sororóca, Sassunema e Guajarina. É ´formada por inúmeros rios, com destaque para o Maguari, e furos, com destaque para o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés.


Comentários

  1. muito bom esse material, todos devem ler, valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei paranbéns

      Excluir
    2. Muito obrigado o conhecimento e a base de tudo e devemos priorizar isso nas nossas vidas

      Excluir
    3. muito bem...
      trabalho maravilhoso esse.

      Excluir
  2. A cidade que não troco por nenhuma. Adorei seu texto. Devemos amar o lugar onde vivemos. Amo Ananindeua!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do conteúdo, conhecer um pouco da história é de grande valia principalmente para repassar aos novos habitantes de nosso município.Parabéns pelo post.

    Tens um material mais amplo, onde seja possível saber mais sobre o município se o mesmo teve influencias estrangeiras etc .
    Obrigada.
    Aguardo contato.marciasantos_pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado o conhecimento e a base de tudo e devemos priorizar isso nas nossas vidas

      Excluir
  4. Isso não é um texto histórico e sim um texto escrito por um leigo que demonstra total desconhecimento da história do município de Ananindeua.

    ResponderExcluir
  5. É muito importante mesmo esse assunto; pois ananindeua está crescendo cada vez mais .

    ResponderExcluir
  6. Gabriela Fernandes. Suas informações me ajudaram muito em minhas pesquisas escolares.

    ResponderExcluir
  7. égua tá pai d´egua,tá bacana ..

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo material editado,texto enxuto e esclarecedor,a pesquisa do trabalho do meu filho ficou melhor com suas informações...valeu!

    ResponderExcluir
  9. muito interiçante esse material

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelo material editado,texto enxuto e esclarecedor,a pesquisa do trabalho do meu filho ficou melhor com suas informações...valeu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. me ajudou mtt no trabalho de casa do meu irmão :D

    ResponderExcluir
  12. Parabéns muito bem explicado irei visitar a cidade daqui a dez dias e me esclareceu muito sobre o lugar

    ResponderExcluir

Postar um comentário