Lula agiliza liberação de recusos para o Haiti




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros do Planejamento e da Fazenda se integrem ao gabinete de crise que coordena ações direcionadas ao Haiti para que sejam liberados os recursos necessários para a logística da ajuda humanitária e de reconstrução do país atingido por um forte terremoto na semana passada. 




O Brasil não anunciou nova doação financeira além dos US$ 15 milhões, mas o governo vai intensificar o levantamento das necessidades emergenciais, segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 



Nos próximos dias, o governo vai enviar um navio com alimentos para Porto Príncipe. "Vamos garantir todos os recursos solicitados pelo gabinete de crise. Tivemos que ampliar os deslocamentos aéreos e isso significa mais recursos. O general [Jorge Armando] Félix está fazendo o levantamento, mas não foram discutidas novas doações financeiras", disse Padilha. 



A prioridade desta semana, segundo o ministro de Relações Institucionais, é identificar na capital haitiana as condições dos reservatórios de água e a qualidade da água fornecida à população. A Embrapa registra diariamente, por fotos de satélite, o território do Haiti e, segundo o ministro Padilha, os reservatórios não foram danificados com o terremoto. 



O presidente Lula mantém a previsão de visitar Porto Príncipe em fevereiro, quando já tinha agendado uma reunião no México e Haiti.

Comentários