Dilma nomeia o 11º ministro do supremo


   A presidenta Dilma Rousseff acabou de participar dos trabalhos de reabertura do Ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal, e está a caminho do Palácio do Planalto para assinar a indicação do 11º ministro do STF para que o Senado possa nomeá-lo.
Conforme Poder Online adiantou, não será mais o advogado Geral da União, Luiz Inácio Adams.
O nome escolhido por Dilma Rousseff é o do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux.
Ele vai ocupar a vaga deixada por Eros Grau.

   Luiz Fux (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1953) é um jurista brasileiro, ex- ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)e atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal.
Filho de romenos, exilados judeus da Segunda Guerra Mundial, foi criado no bairro carioca do Andaraí. Estudou no Colégio Pedro II e formou-se em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1976, onde viria a ser também professor.

Magistratura

   Após breve período de atuação como advogado, obtém aprovação em concursos públicos para promotor de Justiça e juiz eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. Promovido por merecimento para juiz de Direito, torna-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 1997.

Ministro do STJ

   Em 2001 é o escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça pelo terço destinado a desembargadores de Tribunais de Justiça, em vaga deixada por Hélio Mosimann, que se aposentara. É empossado em 29 de outubro de 2001. 

Ministro do STF

  Em 1º de fevereiro de 2011 foi indicado pela Presidente Dilma Rousseff para ocupar a 11ª cadeira do Supremo Tribunal Federal, vaga desde agosto com a aposentadoria de Eros Grau. Sem embargo, não desprezando os méritos do ministro (que presidiu a comissão elaboradora no novo projeto do Código de Processo Civil), pode-se dizer que a nomeação do mesmo foi fruto de uma pressão oriunda do próprio STF (por meio de seu presidente) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil que nos dias anteriores ao ato da Presidente, cobraram de forma veemente a nomeação do cargo vago.

" Bom, currículo o Dr. luis Fux tem; agoro será que ele vai dar conta dos dinossauros da política, ou vai se render as quadrilhas políticas deste pais, vamos esperar pelo melhor, enquanto isso no estado do Pará, o que o ex-deputado Dr. Jader Barbalho está pensado em fazer, eu gostaria de ser uma mosquinha, só para ouvir"

Comentários