Lei da ficha limpa só valerá em 2012 - Sai os ficha limpa e entra os ficha corrida

Voto do 11º ministro, Luiz Fux, desempatou julgamento no Supremo; por 6 votos a 5, Corte decidiu que a lei de iniciativa popular não poderia ter sido aplicada na eleição passada

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira, 23, que a Lei da Ficha Limpa não valeu nas eleições de 2010. Recém-empossado no tribunal, o ministro Luiz Fux deu o voto decisivo para liberar os candidatos ficha-suja que disputaram cargos em outubro do ano passado e que tinham sido barrados de assumir mandatos com base em restrições da lei. 


Pela decisão, todos candidatos barrados pela Ficha Limpa que tiveram votos suficientes para se eleger devem tomar posse, entre eles Jader Barbalho (PMDB-PA), João Capiberibe (PSB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
Para precisar quantos deputados terão o mandato interrompidos para dar lugar a fichas-sujas será necessário recalcular o coeficiente eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta que não dispõe da relação de políticos que assumirão vagas no Congresso.

A decisão é uma derrota para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que sempre defendeu a aplicação imediata da lei, e adia a entrada em vigor de uma norma que teve origem numa iniciativa popular, com o apoio de 1,6 milhão de pessoas.
 Marcos Duarte - A nação brasileira sofre uma derrota e a lei da ficha limpa deixa os ficha corrida, assumir os seus respectivos mandatos. Essa lei foi criada em outubro de 2010, e fora essa  ela qual, o recurso que o judíciario brasileiro se utilizaria para deter, os profissionais da corrupção? porque pelos discursos dos ministros do supremo a esperança de barrar os fichas corridas seria a lei da ficha limpa. Porém depois de se debruçarem na legislação lembraram da constituição.Baseado na mesma e sabendo-se que ela está acima tudo e de todos os parlamentares ficha limpa dançaram esse ano, e os ficha corrida só ano que vem. Será mesmo?
Nesse caso o Candidato Jader Barbalho, que agora será senador da republica, ficou muito feliz com o respeito dado a constituição, e grato por que a justiça foi feita, para ele e não para o trabalhador que é roubado de forma obscena, desde que era colônia.
O que me chamou a atenção foi ninguém lembrar da constituição, enquanto a saúde publica está falida é milhares de trabalhadores morrem nos corredores e nas filas de espera, e quando uma jovem não tem escola de qualidade as vezes nem mesmo escola, e quando os políticos aumentam os seus salários estratosféricos e impõem um salário de fome ao trabalhador, pois ninguém lembra da senhora constituição.

Comentários