Altamiro Borges: Mídia reprova escola que homenageou Lula

Pela transmissão da TV Globo e pelos comentários de alguns “calunistas”, a mídia reprovou a escola de samba Gaviões da Fiel por sua homenagem ao ex-presidente Lula. Com o tema “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”, ela foi a penúltima a desfilar na madrugada deste domingo (19) no sambódromo de São Paulo.

Foto: France Press
. Gaviões da Fiel aposta na figura no carisma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o “blogueiro folião” Eduardo Guimarães, o desfile foi “impecável”, emocionante, e levantou as arquibancadas. A escola abordou vários temas políticos em suas alas, como “porões da ditadura”, “voz que não se cala”, “diretas-já”, relembrando a rica trajetória do retirante nordestino, operário e líder grevista que foi eleito e reeleito presidente da República.

Para revolta do blogueiro, a TV Globo puniu a Gaviões ao anunciar a classificação das escolas segundo seus telespectadores. “Para quem assistiu ao desfile dessa e das outras escolas de São Paulo, a nota média que a Globo diz que teria sido dada pelo público foi surpreendente. A pontuação 8,6 colocou o samba-enredo e a escola que mais empolgaram o público em sétimo lugar”.

Eduardo Guimarães sugere que a Globo, que nunca morreu de amores por Lula, manipulou a “suposta” enquete para interferir na votação da escola campeã de 2012. Nas redes sociais, muitos internautas também reclamaram. Não assisti e não entendo nada do assunto. Só reparei que muitos “calunistas” da mídia não gostaram da Gaviões da Fiel antes mesmo dela pisar no sambódromo.

Colunistas da Folha temem o "mito"

Vinicius Torres Freire, da Folha, foi um dos mais ácidos na crítica. Para ele, o que a escola fez foi “bajulação do poder”, com um “samba-enredo amalucado, submisso e sem graça... Lula virou enredo da Gaviões da Fiel, de São Paulo. Foi canonizado em vida por uma escola grande, privilégio de Getúlio Vargas, que manipulava sambistas, foi ditador e esteve no poder por quase 20 anos”.

Na mesma linha, Josias de Souza, “carona” de FHC que escreve no UOL, do mesmo Grupo Folha, afirmou que “desfile da Gaviões ajuda a sacralizar o mito Lula”. Para ele, isto é um perigo. “Dedicada a qualquer outro político, a sacralização carnavalesca seria tachada de demagogia. Oferecida a Lula, funciona como beatificação do mito. Isso dá idéia do inimigo que seus antagonistas têm pela frente”. Sua maior preocupação não é com as escolas de samba, mas sim com o resultado das eleições de outubro próximo.

Que tal uma homenagem ao "doutor Frias"?

Já que acham que desfile de Carnaval “sacraliza mitos”, os dois jornalistas da Folha poderiam sugerir a alguma escola que faça uma homenagem a Octávio Frias Filho, seu ex-patrão. Seria muito educativo, com as alas “apoio ao golpe”, “generais linha dura” e “torturas na Oban”. O carro-alegórico poderia representar as peruas da Folha que levavam presos políticos para a tortura.


Veja a letra do samba-enredo da Gaviões da Fiel em 2012: YOU TUBE

Por Altamiro Borges, em seu blog

Comentários