
importantes ao prefeito (Foto: Jaime Souzza)
Os vereadores fizeram vários questionamentos
Os vereadores fizeram vários questionamentos
O prefeito de Belém, Duciomar
Costa participou hoje (7) de uma sessão ordinária na Câmara Municipal em
que respondeu uma série de questionamentos sobre o BRT (ônibus de
trânsito rápido, na sigla em inglês), projeto que custará cerca de R$
350 milhões. Ao DOL, o prefeito prometeu não deixar nenhuma pergunta sem
resposta. "Estou aqui para responder a todos os questionamentos".
Ainda assim, várias dúvidas permaneceram
no ar. Duciomar não esclareceu, por exemplo, por que o edital do BRT
não mencionou o orçamento que seria empregado no projeto. As obras do
BRE iniciaram no dia 16 de janeiro e se tornaram um dos assuntos mais
discutidos no âmbito municipal, com posicionamentos contra e a favor do
projeto. Segundo os vereadores, algumas perguntas precisam ser
esclarecidas.
Duciomar chegou à Câmara por volta das 10h30. Logo no começo de seu
discurso, Duciomar reconheceu que o trânsito da capital paraense é
caótico e afirmou que o BRT é de fundamental importância para a Região
Metropolitana de Belém. Em seguida, as lideranças políticas começaram os
questionamentos. Cada vereador teve cinco minutos para subir à tribuna e
fazer suas perguntas.
O vereador Carlos Augusto (DEM)
perguntou ao prefeito sobre o orçamento para executar o BRT e por que o
valor não foi mencionado no edital. Duciomar limitou-se a dizer que o
projeto provavelmente será concluído na gestão de outro prefeito, mas
prometeu que a parte que abrange o Entroncamento será entregue ainda
este ano.
Já o vereador Augusto Pantoja (PPS)
mencionou que não houve estudos de impacto ambiental ou audiências
públicas para começar o projeto. Ainda segundo Pantoja, o mesmo projeto
em Manaus, que pretende cobrir 23 quilômetros e atender 1,8 milhão de
habitantes, será mais barato que o implantado na capital paraense, que
terá um corredor de 20 quilômetros e atende um número menor, de 1,4
milhão de habitantes.
O vereador Fernando Dourado (PSB) foi
bastante crítico quando subiu à tribuna. Iniciou questionando o prefeito
sobre as obras prometidas na campanha de reeleição, como os oito
prontos-socorros municipais, a Maternidade Municipal e a Avenida Belém,
que não foram entregues até o momento.
Dourado disse também que processos
licitatórios com obras de R$ 150 milhões precisam de audiência pública,
mas que ninguém participou por que não houve. Segundo Dourado, as obras
no Entroncamento nem começaram. "Essa história de que começou a obra é
mentira. Quem foi limpar a área do Entroncamento foi a Sesan", disse o
vereador.
Duciomar afirma que o orçamento do
projeto foi garantido e que provou que o BRT pode ser implantado. O
prefeito ainda rebate as críticas dos vereadores da oposição, afirmando
que os comentários sobre irregularidades são "disputas políticas". "Não
se pode tratar com demagogia política problema tão sério como o
trânsito", disse o prefeito.
Outra preocupação quanto ao decorrer da
obra é a desapropriação do asilo e creche Lar de Maria, em São Brás,
além da Praça do Operário, e do estacionamento do Terminal Rodoviário,
onde ficará um terminal, com área de 16.500 metros quadrados. Segundo os
vereadores, a desapropriação do Lar de Maria está no edital, mas nenhum
gestor da casa foi avisado sobre o projeto.
A sessão terminou por volta das 13h40.
BRT
O BRT é um sistema de ônibus sobre
trilhos de alta capacidade, utilizado em mais de 20 países em todos os
continentes, concebido para servir pelo menos 45 mil passageiros por
hora. O projeto será executado num trecho de 20 quilômetros entre a
entrada do distrito de Icoaraci e o bairro de São Brás, em Belém.
O projeto é um sistema alternativo de
transporte público cujo objetivo é viabilizar o deslocamento rápido dos
passageiros por meio de estações de transferência e corredores
exclusivos de ônibus. A obra do BRT de Belém, após vencidos todos os
trâmites, deve ser concluída em até 12 meses. A obra inclui ainda a
construção de um elevado na área do Entroncamento, o que deve garantir
melhor fluidez do corredor exclusivo de ônibus que será criado.
Fonte:(DOL)
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