Pioneiro lidera pesquisa mas, eleição em Ananindeua ainda pode ser decidida só no 2º turno


Pelos números da pesquisa Vox Poppuli, Pioneiro está com 49%.

Ainda não da para saltar foguete:

Nas pesquisas internas feitas pelos partidos há 2 meses atrás, o percentual do tucano era de quase 60%. Com o ínicio da campanha eleitoral e com a propaganda na TV e o debate, houve uma queda de Pioneiro. Ainda falta 1 mês para a eleição; existem 23% de eleitores indecisos e 18% dos eleitores que hoje votariam em Pioneiro admitem que podem mudar o voto.

O PT é o partido com maior simpatia do eleitor com 10%, mas os números da pesquisa aponta que 57% do eleitor que tem simpatia pelo PT, admitem que vão votar em Manoel Pioneiro.

Segundo a pesquisa (matéria abaixo), João Bernardes não foi citado por nenhum pesquisado, mas tem um ítem na pesquisa que aponta, que o único candidato que tem 100% de eleitor fiel é João Bernardes (PV). O Vox Poppuli precisa esclarecer melhor esse ítem.

Abaixo vai a máteira do Jornal Amazônia sobre a pesquisa

Deputado estadual lidera com folga a corrida eleitoral em Ananindeua. Pesquisa Vox Populi foi divulgada ontem.


Por THIAGO VILARINS
Da Sucursal de Brasília, DF

O candidato Manoel Pioneiro (PSDB) lidera com folga a corrida pela Prefeitura de Ananindeua, com 49% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi. O candidato Chicão (PMDB) desponta em segundo, com 17% das menções do eleitorado ananindeuense, seguido por Eliel Faustino (PR), com 7%. Os candidatos Luís Freitas (PT) e Vavá Costa (PPS) aparecem em seguida, ambos com 1%. João Bernardes (PV) e Professor Edivaldo (Psol) não foram citados na pesquisa por nenhum dos entrevistados.

O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo é de 5%, enquanto 20% não sabem ou preferem não opinar.

Metodologia - A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro de 2012, com 600 eleitores do município. Ela está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-00069/2012. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. As cotas utilizadas para a seleção do entrevistado foram sexo, idade, escolaridade, renda familiar e situação perante o trabalho, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo 2010) e Tribunal Superior Eleitoral (Cadastro de Eleitores de 2012).

Espontânea - Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Manoel Pioneiro aparece na frente com 43% das menções dos eleitores, Chicão vem em seguida com 14% e Eliel Faustino surge com 5%. Luís Freitas foi lembrado por 1% dos entrevistados, enquanto 32% disseram não saber em quem vão votar, ou não responderam. Outros 4% responderam que não irão votar em ninguém e 1% apontaram outros nomes que não são candidatos.

Por grupo - De acordo com o Vox Populi, Manoel Pioneiro tem a preferência de 51% do eleitorado masculino e 47% do feminino. Ele é mencionado por 45% das pessoas consultadas com idade entre 16 e 24 anos, 51% com idade entre 25 e 34 anos, 44% de 35 e 44 anos, e 55% das pessoas com mais de 45 anos. Quanto ao nível de escolaridade, o tucano é a opção de 50% dos que tem até a 4ª série do ensino fundamental, 48% dos que cursaram ou estão cursando da 5ª a 8ª séries, e 50% dos que responderem ter o ensino médio ou superior. Ele também alcança 48% da faixa que recebe renda familiar inferior a um salário mínimo, 52% da que recebe de um até dois salários mínimos, 45% da que chega até três salários, 49% até cinco, e 54% do grupo que tem renda familiar superior a cinco salários mínimos.

O segundo colocado na pesquisa, Chicão, aparece como opção de 20% dos homens e 14% das mulheres. Os seus melhores índices são entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (20%), entre os que possuem menos escolaridade (21%), e os que recebem de dois a três salários mínimos (19%). Já Eliel Faustino teve os seus melhores resultados entre os entrevistados do sexo masculino (7%), com idade entre 16 e 24 anos (9%), com proporção de 7%, tanto entre os que possuem até a 4ª série do fundamental e com ensino médio e superior. Quanto a renda familiar, o público que mais acredita em Eliel é o que recebe de dois a três salários.

Certeza - A pesquisa perguntou se o eleitor tem certeza do seu voto ou se ainda pode mudar de candidato. Para 76% dos entrevistados o voto já está definido, enquanto 23% ainda podem mudar de opinião. Entre os candidatos, somente os eleitores de João Bernardes estão completamente decididos (100%). A segunda maior margem de eleitores que não pretende mais mudar de ideia são os que disseram votar no candidato Manoel Pioneiro. São 81% votos garantidos ante 18% suscetíveis a mudança até o dia da eleição.

Dentre aqueles que optaram por Chicão, 69% não mudarão o voto e 31% estão indecisos. A proporção é muito parecida com a de Eliel Faustino: 68% não alterarão o voto e 33% não dão essa segurança. Luís Freitas está em uma situação diferente, os eleitores que o escolheram na pesquisa se dividem em 43% que afirmaram não escolher outro candidato e 57% que podem votar em outra pessoa.

Dezenove por cento não votam no candidato do PMDB de jeito nenhum

Chicão é o candidato mais rejeitado pela população de Ananindeua. Segundo o Vox Populi, 19% não votam nele de jeito nenhum. O seu nome é recusado por 21% dos eleitores do sexo masculino e por 17% do feminino. Entre todas as idades, a sua rejeição oscila de 18% a 19% e de 14% a 21% em todos os graus de escolaridade. Já entre os grupos de renda familiar, o seu pior desempenho é entre os que recebem de dois a três salários mínimos (21%) e de cinco salários mínimos ou mais (27%).

O deputado estadual Manoel Pioneiro é o segundo com a maior margem de rejeição. No entanto o seu percentual é quase a metade do seu adversário do PMDB: 12%. Os seus mais altos índices de rejeição estão entre os eleitores mais jovens (18%), com menos escolaridade (14%) e que recebem até três salários mínimos na família (14%). Na sequência aparecem os nomes de Eliel Faustino, com 7% de rejeição, o petista Luís Freitas, com 5%, Vavá Costa, com 4%, e João Bernardes, com 3%.

Apoio - A pesquisa também avaliou a influência do apoio aos candidatos. O governador Simão Jatene vai influenciar positivamente no voto de 12% dos eleitores de Ananindeua. Eles disseram que votam, com certeza, em quem ele apoiar. Outros 34% admitiram que podem votar, mas também vai depender de quem for o candidato. A rejeição ao apoio do governador chega a 12%, enquanto 37% disse que isso não é levado em conta na hora de escolher o candidato.

A presidente Dilma tem um ponto percentual a menos que o governador entre os que responderam que votam em quem ela apoiar. Chega a 34% também os que consideram o apoio dela relevante, mas que também avaliam o candidato e 14% os que não votam, de jeito nenhum, em quem ela apoiar. Já 36% alega que a posição dela não interfere na escolha do candidato.

O ex-presidente Lula também foi citado no levantamento do Vox Populi. Ele garante 13% dos votos do candidato aliado e é rejeitado por 14% do eleitorado. Uma margem de 33% avalia o seu apoio como importante, mas não fundamental e 36% ignora a sua indicação.

Outro dado apurado na pesquisa é a influência do partido na escolha do eleitorado de Ananindeua. O PT é o partido com a maior simpatia dos eleitores pesquisados (10%). O PMDB aparece logo em seguida, com 9%; PSDB, em terceiro, com 6%; e o Psol é o próximo com 1%. Todos os outros partidos somam 2%. Curiosamente, o PT também lidera a lista de rejeição. São 10% de eleitores que disseram não votar no partido de jeito nenhum. O PMDB teve a rejeição de 4%; o PSDB teve a repulsa de 2%; e os demais, juntos, registraram 2%.

Dos que responderam que tem simpatia pelo PT, 57% deles admitem que vão votar em Manoel Pioneiro, 11% em Chicão, 8% em Eliel Fautino e 2% no representante do partido Luís Freitas. Dentre os que gostam do PMDB, 48% são eleitores de Chicão e 35% de Pioneiro. Já entre os que reponderam simpatizar com o PSDB, 76% vão votar no presidente da Alepa, 14% em Chicão e 5% em Eliel.

Intenção de voto espontânea

Se a eleição para prefeito de Ananindeua fosse hoje, em quem você votaria?

Manoel Pioneiro 43%
Chicão 14%
Eliel Faustino 5%
Luís Freitas 1%
Outros nomes 1%
Ninguém/Branco/Nulo 4%
Não sabe/Não respondeu 32%
Total 100%

Intenção de voto estimulada

Se a eleição para prefeito de Ananindeua fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?

Manoel Pioneiro (PSDB) 49%
Chicão (PMDB) 17%
Eliel Faustino (PR) 7%
Luís Freitas (PT) 1%
Vavá Costa (PPS) 1%
João Bernardes (PV) 0%
Professor Edivaldo (PSOL) 0%
Ninguém/Branco/Nulo 5%
Não sabe/Não respondeu 20%
Total 100%

Rejeição

Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum?

Chicão (PMDB) 19%
Manoel Pioneiro (PSDB) 12%
Eliel Faustino (PR) 7%
Luís Freitas (PT) 5%
Vavá Costa (PPS) 4%
João Bernardes (PV) 3%
Professor Edivaldo (PSOL) 1%
Poderia votar em
qualquer um deles 11%
Não votaria em
nenhum deles 4%
Não sabe/Não respondeu 34%

Fonte: Pesquisa Vox Populi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº PA-00069/2012 em 27/8/2012.

Comentários