O que fazem os vereadores de Ananindeua?

Sim, uma pergunta oportuna: o que fazem os vereadores de Ananindeua? Há uma lei que rege a atuação dos “legisladores” municipais, mas, como dizem, se lei no Brasil fosse comprida, não se precisava inventar mais nenhuma.
 
Aqui em terras Ananin não se têm muitas informações sobre o que os vereadores fazem. A Câmara é uma caixa preta, a mesa diretora não presta conta dos gastos à população, nem tampouco da produção legislativa. Vereador de Ananindeua, como diz um famoso prefeito, se compra no atacado. Temos visto nos “faces” uns vereadores que estão fazendo mutirões: saúde, asfalto, limpeza de rua, distribuição de consultas do SUS e outros serviços... Os corredores da Casa parecem de posto de saúde: é senha para consulta do SUS, para remédios, para tirar documentos... Mas, debate sobre a cidade, nada; fiscalização do Executivo, nada; projeto de lei só passando pelo crivo da assessoria jurídica do prefeito.
 
A gestão passada, comandada pela vereadora pastora Ray, deixa pra lá... ninguém lembra mesmo. Tecla vai, ideias vêm, e ainda não deu para saber qual a serventia dos vereadores. Claro, muitos – há sempre as raras exceções - são“puxadores de saco” do prefeito. Um presidente estadual de um partido, que deveria fazer oposição a Pioneiro, foi procurado pelo blog. Ele foi curto e grosso: “O vereador do interior não pode fazer muita coisa sem ajuda do prefeito”.
 
Em Ananindeua, há 8 anos e pouco mais de 100 dias, não existe oposição: todos os vereadores apoiaram os ex prefeito, e agora o atual. Vereador aqui virou líder comunitário, de pires na mão, pede ao prefeito que asfalte tal rua, um empreguinho, uma vaguinha de diretor, a liberação de uma verbinha para festinha da igreja, da paróquia, do templo, e por aí vai...
 
Temos alguns parlamentares nesta gestão que podem melhorar o debate na Casa: Elias Barreto (DEM), Fabio Figueiras (PSB), Muca (PCdoB), prof. Nilse (PMDB), Augusto Soares (PSDB), Miro Sanova (PDT). A segunda cidade do Pará não pode ter uma Câmara de Vereadores Carlucios: não falo, não ouço, não enxergo.
 
Esperamos que os Senhores Edis Ananindeuenses cumpram seu papel e não sejam apenas uma grande despesa para o erário público. 
 
Fonte: Ananindeua Debates 

Comentários