Sonho que vira Realidade na saúde Em macapá


População Bailiquense

O SINDESAÚDE de Macapá foi ao Arquipélago do Bailique nos dias 24, 25 e 26 do mês corrente, participar do lançamento do projeto Saúde em Casa que leva o cuidado acima de tudo preventivo, da saúde da população que tanto necessita.


Prefeito Clécio Luis

Nesse período a Sede da Prefeitura Municipal de Macapá ficou instalada no distrito. Com a participação de várias secretarias levando uma série de benefício a localidade, no entanto o carro chefe da força tarefa foi a entrega de e quatro Enfermeiros, e cinco médicos cubanos e um médico da gestão municipal  que vão trabalhar e morar na localidade. Que por sua vez só possuía um médico para mais de 8 mil habitantes, Agora serão cinco enfermeiros e seis médicos que vão atender a população Bailiquense, melhorando consideravelmente os índices da saúde na região.


UBS da comunidade Progresso

O Posto de Saúde foi todo reformado e equipado para melhorar o atendimento e cuidado da população dar condições de trabalho para esses profissionais. Essa ação é, portanto o pontapé inicial das agendas da PMM para o aniversário do Município de Macapá que este ano completará 256 anos.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Dorinaldo Malafaia “O custo do atendimento preventivo, é muito mais barato do que tratar depois que o paciente já esta doente, é lógico que é melhor curar uma gripe do que ter tratar uma pneumonia, e a secretaria não vai medir esforços para o tratamento preventivo”. Com a chegada dos médicos no arquipélago o numero de equipes de saúde da família vai de 1 para 5.


Médicos Cubanos

Foram vários os  procedimentos e atendimentos médicos dentre ele na região vejam na tabela abaixo.
Atendimentos
QTD
CONSULTAS MÉDICAS
337
VACINAS APLICADAS
221
ATENDIMENTOS ODONTOLOGIOCOS
10 EXTRAÇÕES
DISTRIBUIÇÃO DE KIT SAÚDE BUCAL
250
TESTE RAPÍDO DO HIV
12
TESTE RÁPIDO SÍFILIS
12
VITAMINA A
22 DOSES APLICADAS
CARTÃO SUS
445
COLETA DE PCCU
01
BOLSA FAMILIA
07
CADASTRO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA
22
VACINA DE CÃES
127
VACINA DE GATOS
62

O sindicato por sua vez fica feliz pela população do Bailique que vai ser melhor atendida e os trabalhadores vão ter condições melhores de trabalho.


Novos sindicalizado do Bailique

Vamos à luta, Sindisaúde lutando pelos trabalhadores, trabalhadoras e em defesa da população Amapaense!


Marcos e Médicos Cubanos

Fonte: SindeSaúde / Escrito e Editado Por Marcos Duarte

Comentários